Aplicando Gráficos de Controle e Índices de Capacidade no Desenvolvimento da Qualidade

 

Aplicando Gráficos de Controle e Índices de Capacidade no
Desenvolvimento da Qualidade


 

Sempre presentes no ambiente industrial, falhas e não-conformidades são fontes imprescindíveis de aprendizado e uma excelente oportunidade para a evolução operacional. Uma estratégia sustentável para desenvolvimento da produtividade deve contemplar a investigação, análise e tratamento de tais fenômenos.

Neste treinamento, aprenda como utilizar gráficos de controle, índices de capacidade e outros instrumentos estatísticos na gestão eficaz da Qualidade em operações industriais.

……………………………………………………..

1. Programa

  • Amostragem e formação de subgrupos
    • Técnicas para determinação da freqüência e do tamanho das amostras.
  • Gráficos de Controle:
    • Variáveis Contínuas (mensuráveis): Gráfico de Medidas Individuais; Gráfico da Média e Amplitude – Gráficos para amostras de tamanho entre 2 e 10; Gráfico da Média e Desvio Padrão – Gráficos para amostra de tamanhos maiores que 10.
    • Variáveis Discretas (Atributos): Gráfico – Quantia de não-conformidades; Gráfico – Percentual de não-conformidades; Gráfico – Número de defeitos.
  • Análise da capacidade do processo:
    • Histograma e Gráfico normal de probabilidade;
    • Visualização gráfica da normalidade dos dados / Teste de normalidade;
    • Índices de capacidade “Cp” e “Cpk”;
    • Relação dos índices com número de não-conformidades.

 

2. Carga Horária, Início e Término

Carga horária prevista: Início das atividades: Término das atividades: Local de Treinamento
08h (01 dia) 09:30h 18:30h UFSC

 

3. Agenda

21 de outubro de 2014, terça-feira

Consulte o Calendário de Seminários – 2014.

 

4. Público-alvo

O treinamento é indicado para gerentes, supervisores e demais profissionais envolvidos com a Gestão da Qualidade em áreas como produção, P&D, suprimentos, armazenagem e distribuição.

Ao término do treinamento, o participante será capaz de compreender e aplicar um conjunto de ferramentas quantitativas (gráficos de controle, índice de capacidade, entre outros) na análise e controle da qualidade de seus processos, serviços e produtos.

Veja a lista de empresas que já participaram de seminários do Projeto Gestão Industrial.

 

5. Corpo Docente

Profa. Andréa Cristina Konrath, Dr. – Especialista em Controle Estatístico da Qualidade. É professora do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina. É doutora em Engenharia Mecânica e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui ainda bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. A Profa. Andréa Konrath atua como pesquisador associado do Núcleo de Normalização e Qualimetria da Universidade Federal de Santa Catarina (NNQ-UFSC), onde desenvolve projetos nos seguintes temas: controle estatístico de processo, métodos estatísticos, previsão, simulação e metrologia.

 

6. Informações para Inscrição

Taxa de inscrição: R$ 790,00

  • Forma de pagamento: à vista, por boleto bancário.
  • Turmas limitadas a 30 participantes. Mínimo necessário para confirmação da turma: 10 participantes.
  • À taxa de inscrição estão inclusos: Copia impressa dos slides e outros materiais complementares; Coffee-break nos períodos manhã/tarde para ambos os dias. Atenção: a referida taxa de inscrição não contempla eventuais gastos com hospedagem, diárias e traslado de participantes. Tais dispêndios são de responsabilidade dos mesmos.
  • Aos participantes que cumprirem 100% da carga de trabalho (08 horas), será fornecido certificado de participação.

 

……………………………………………………..